Reforma Sustentável
- Elis Stropa
- 16 de mai. de 2018
- 3 min de leitura
A preocupação com o consumo sustentável dos recursos naturais cresce a cada dia. A maioria das ações do dia a dia se concentra na separação do lixo, na redução de embalagens, no uso de sacolas e garrafas retornáveis, substituição do uso do carro pelo transporte público ou bicicleta etc. Mas algumas pessoas não se contentam em apenas praticar ações sustentáveis, elas desejam adotar um modo de vida sustentável e isso inclui inevitavelmente o papel da sua moradia como local de renovação e produção de recursos.
Esse modo de vida envolve a produção da própria energia, o armazenamento de água de chuva e até a produção do alimento dos moradores. Cada vez mais as pessoas buscam implementar um ou outro sistema que deixe sua casa um pouco mais sustentável. Cisternas, painéis solares e fotovoltaicos são exemplos mais óbvios, mas existem outras ações possíveis, como propiciar a ventilação e iluminação naturais e garantir um bom isolamento térmico. Nem sempre lembramos dessas últimas ações, mas são elas que garantem a economia de energia elétrica para controle climático e da iluminação.
Um ótimo exemplo de casa sustentável com o qual me deparei esses dias foi a Aquas Perma Solar Firma. A casa foi construída nos anos 1980 e o casal australiano Geoff Carroll e Julie Young decidiu que precisava de uma reforma para se adequar a suas necessidades de uso atuais. A sustentabilidade sempre foi para eles uma questão fundamental, portanto, o escritório CplusC Architectural Workshop (http://cplusc.com.au/) se preocupou em fazer um projeto que provesse à casa de quase 40 anos uma eficiência energética em conjunto a uma arquitetura contemporânea. O diálogo com as necessidades de uso e consumo dos moradores é evidente a todo o momento, e a preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade é o ponto chave de cada mudança feita pela reforma.


Mas a casa não se tornou apenas uma colcha de retalhos que junta instalações sustentáveis. O projeto precisava conciliar, além dessa parte técnica, o estilo de vida do casal, que desejava espaços flexíveis. Além disso seria necessário adequar as soluções ao clima de Sydney e às condições da casa, em terreno estreito e localizada em uma antiga área industrial. Pensando em tudo isso, a escada que antes ficava no meio do sobrado foi mudada de lugar para dar espaço ao novo pátio interno, que possibilita uma ventilação e iluminação mais eficientes. O número de quartos foi reduzido de 4 para 2, suficientes para as necessidades dos moradores. Acrescentou-se uma mobilha funcional e flexível, além soluções aparentemente engenhosas que despertam o interesse sobre o funcionamento da casa, por exemplo o sistema de contrapeso que ergue a esquadria do pátio interno e até mesmo a horta aquapônica, que é irrigada com uma água proveniente da criação de peixes, repleta de nutrientes. Além dessas mudanças a casa também passou a contar com um sistema de aquecimento de água à vácuo, captação e armazenamento de água da chuva e painéis fotovoltaicos que geram energia suficiente para o consumo da casa e para carregar o carro elétrico.


No fim das contas o projeto é um grande exemplo de como é possível adaptar uma estrutura já existente às necessidades contemporâneas e a um modo de vida mais sustentável. Além das questões sustentáveis em si, o projeto ainda se preocupou com o design, a mobília, como a nova fachada (agora com a escada helicoidal) apareceria na rua... Detalhes que quanto melhor planejados mais trazem conforto a seus moradores. A renovação da Aquas Perma Solar Firma foi completa, e com certeza serve de modelo, mas não significa que todas as reformas devam almejar esse padrão, afinal de contas, isso requer uma mudança de estilo de vida. O mais importante a se aprender com esse exemplo é que devemos aliar a sustentabilidade às necessidades dos moradores.
Veja um vídeo sobre a casa aqui: https://vimeo.com/259424174
Para saber mais detalhes do projeto, ver plantas e mais imagens, acesse o material fornecido pelo site do escritório: http://cplusc.com.au/wp-content/uploads/2018/02/CPLUSC_AQUA-PERMA-SOLAR-FIRMA.pdf

*todas as imagens foram retiradas do material disponibilizado pelo site oficial do escritório CplusC Architectural Workshop (http://cplusc.com.au/wp-content/uploads/2018/02/CPLUSC_AQUA-PERMA-SOLAR-FIRMA.pdf)
Comments