top of page

Trabalho de Conclusão de Curso

TGIcinema.png

Ano: 2017

Softwares utilizados: Revit, Sketchup, Illustrator, Photoshop e Indesign

O TGI (Trabalho de Graduação Integrado) é o último trabalho a ser feito no curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP. O maior desafio, diferente de qualquer outro da graduação, é a responsabilidade individual que se tem sobre o projeto, desde a pequena ideia inicial até todos os produtos finais a serem produzidos. Depois de um ano inteiro de trabalho e dedicação, posso dizer que o resultado valeu a pena.

Meu TGI teve desde o começo a ambição de enriquecer a dinâmica urbana do centro de Campinas, de modo a trazer maior segurança para o local. Além disso, a dimensão da sociabilidade e da identidade dos habitantes com o local em que habitam (da casa à cidade) também era de suma importância. Dessa forma, o resultado final consistiu de uma grande área pública com comércio, serviços e um cinema. Todo o térreo é passível de apropriação cultural e liga por meio de uma grande praça o Museu da Cidade a outro prédio tombado. Acima do nível da rua, o projeto é complementado por uma cohousing com apartamentos flexíveis.

Buscou-se com isso estimular a sociabilidade e a identidade em diversas camadas. Primeiro, no nível da cidade, coletivo, trazendo a valorização da história da cidade e instalando um equipamento cultural (o cinema) que pudesse trazer vida noturna à área. Depois, no nível da vizinhança, comum, por meio da habitação em cohousing, onde as áreas de convívio entre moradores ganham mais importância com relação à área privada. E por último, com relação à casa, ou nesse caso, ao apartamento, que deve ser flexível o suficiente para acomodar diferentes perfis familiares, ou seja, as diferentes necessidades de cada família.

Veja abaixo os resultados do trabalho:

 

Prancha síntese
Pavimento tipo e apartamentos
Apartamentos

© 2023 por MICHELLE MEIER ARQUITETURA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page